A UEE-RS

A União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul – UEE/RS é a entidade histórica do Movimento Estudantil Gaúcho, fundada no dia 07 de novembro de 1939, representa os estudantes de superior do Rio Grande do Sul, e congrega os Diretórios Centrais de Estudantes (DCE’s), Diretório Acadêmicos (DA’s), Centros Anêmicos (CA’s) e os estudantes universitários no geral de todo o Estado do Rio Grande do Sul como um trabalho de base distribuídos e realizado por toda sua diretoria.

Com grande participação em momentos históricos do nosso estado e país, a UEE/RS, através da sua diretoria vêm resgatando conquistas importantes e eventos tradicionais do movimento estudantil gaúcho, nos últimos anos temos conquistas históricas como a meia-passagem, fracionamento na compra do passe estudantil na Capital para os estudantes, a Lei Estadual de Meia- entrada e o acesso em massa dos jovens nas universidades particulares com o ProUni a reestruturação das universidades públicas federais com a implantação do Reuni. A defesa do Estatuto da Juventude a entidade vem lutando pela implantação e fortalecimento nos governos das PPJ’s (Políticas Públicas de Juventude) que cada vez mais precisamos ter política voltada para os jovens.

Atualmente, no Rio Grande do Sul, há mais de 400 mil jovens universitários. Na Região Metropolitana são quase 150 mil estudando em mais de 30 instituições de ensino superior.
Uma entidade de caráter social que atende e representa os Diretórios Centrais de Estudantes (DCE’s), Diretório Acadêmicos (DA’s), Centros Anêmicos (CA’s) e os estudantes universitários no geral de todo o Estado do Rio Grande do Sul como um trabalho de base distribuídos e realizado por toda sua diretoria.

A atual gestão da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul – UEE/RS que foi eleita em julho de 2011, adotou como diretriz para o seu trabalho a Participação Popular e democrática de todos os estudantes do Estado, e ao longo desta gestão queremos diagnosticar as principais demandas para cada região do Estado em que atuamos e demanda das entidades de base filiada a UEE/RS.

Diretórios Centrais de Estudantes (DCE’s), Diretórios Acadêmicos (DA’s), Centros Acadêmicos (CA’s) filiados são entidades jurídicas sem fins lucrativos que desempenham um relevante papel dentro da sociedade gaúcha e brasileira. Atualmente estas entidades são uma alternativa para amenizar os problemas gerados pela carência do Estado que não consegue cumprir com todas as suas obrigações em alguns setores da sociedade e deixa de atender algumas demandas das regiões locais, e são elas juntamente com a União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul – UEE/RS e outros parceiros que buscam apoio incentivo para as resoluções.

Estas Instituições sobrevivem de trabalhos e profissionais voluntários bem como de recursos doados por Instituições Privadas e Públicas, pessoas físicas, dentre outros. Neste contexto, a nossa transparência mostra-se como uma questão que queremos fomentar e fortalecer nos debates e incentivar a formação das entidades de base em todas as universidades por parte dos estudantes universitários.

Diretoria da UEE-RS

A História da UEE-RS

Fotos

© 2017 UEE-RS - Desenvolvido por Progres Tecnologia. Todos direitos reservados.