Novas datas da Caravana da Meia-Entrada!

A Caravana da Meia-Entrada irá se deslocar até Dom Pedro de Alcântara e Terra de Areia, para atender os estudantes que necessitam do Documento do Estudante.
Não esqueça de levar o seu documento de identificação, atestado de matrícula, uma foto física ou online e de comparecer no local no horário estabelecido.

Locais da Caravana da Meia-Entrada:

– Dom Pedro de Alcântara
Local: Prefeitura
Dia: 27 de Julho
Horário: 09:00 ás 18:00

– Terra de Areia
Local: Garagem da Torrescar
Dia: 28 e 29 de Julho
Horário:10:00 às 17:30

Updated: 27 de julho de 2017 — 16:09

Desburocratização do Passe Livre Intermunicipal

A União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE RS), representada pelo presidente Fábio Kucera e pelo primeiro secretário, Cleber Gugel, esteve reunida com o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira e com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), nessa terça-feira (18/07).

Em pauta, discutiu-se alterações no programa do passe livre estudantil intermunicipal. No programa, os estudantes dos ensinos Médio e Superior com direito a receber um subsídio para custear as passagens devem se cadastrar na prefeitura. O município recebe o dinheiro do Estado, repassa aos beneficiados e tem a obrigação de prestar contas sobre como o recurso foi aplicado.

A proposta da UEE é que o dinheiro seja repassado diretamente aos estudantes atendidos pelo programa. Medida que reduziria a burocracia para as prefeituras. Um esboço do projeto que altera a legislação já foi apresentado ao governo do Estado. Salmo demonstrou entusiasmo com a iniciativa “Eu sou favorável. Acho importante”, destacou o presidente da Famurs.

Passe Livre Estudantil

Criado em 2013, o programa Passe Livre auxilia os estudantes dos ensinos Médio e Superior que residem em uma cidade e estudam em outra. Nos 72 municípios dos quatro aglomerados urbanos (Região Metropolitana, Litoral, Serra e Região Sul), os alunos recebem o valor integral para o deslocamento. Nas demais localidades, os estudantes têm direito a um subsídio, que varia entre 30% e 50% do valor da passagem. As principais dificuldades são enfrentadas nesta modalidade. Para participar do programa, a pessoa deve ter renda familiar per capita de até um 1,5 salário mínimo regional.

Confira no link: http://www.famurs.com.br/comunicacao/noticias/famursapoiamudancasnoprogramapasselivreestudantil

Updated: 27 de julho de 2017 — 15:25

A taxa de confecção da carteira do passe-livre estudantil não será mais cobrada!

Com diversas reuniões com a Metroplan conseguimos a isenção da antiga taxa cobrada pela confecção do cartão, trazendo mais facilidade pro estudante gaúcho.

Recentemente fez um mês que estamos no controle da entidade, fazendo o possível para retomar todos os serviços em tempo hábil e com muita representatividade.

Para solicitar o seu, siga os passos:

1 – Preencher o formulário de Inscrição do Programa Passe Livre para solicitação presencial.
2 – Uma Foto 3×4 recente.
3 – Atestado de Matricula Deve conter o numero de matricula, o Período Letivo, dias e locais das aulas.
4 – Cópia de documento de identidade (de cada membro da família declarado)
5 – Cópia do CPF (de cada membro da família declarado)
6 – Cópia do comprovante de residência Conta de água, luz ou telefone fixo com menos de 3 meses e estar em nome do estudante ou pai e mãe, caso esteja em nome de outra pessoa, ou os pais não residirem junto ela deverá fazer uma declaração de que o estudante residente neste endereço mais cópia do documento de identidade do titular da conta.
7 – Declaração do número de familiares que compõem o grupo familiar, com assinatura reconhecida em cartório ( declaração verso do formulário de Inscrição do Programa Passe Livre )
8 – No caso de Renovação Anual ( para estudantes que já possuem o Passe Livre no ano anterior) fornecer também atestado de freqüência do semestre anterior comprovando freqüência superior a 75 %, fornecido pela Universidade.
9 – Comprovante de renda do beneficiário e de todos os membros da família: Para comprovação da renda, conforme a Lei do Passe Livre deve ser apresentada documentos conforme o tipo de atividade da família do beneficiário.
10- Comprovantes de Renda aceitos pela Metroplan para solicitação do Passe Livre:
10.1- Assalariados: 3 últimos contracheques recebidos, no caso de renda fixa
10.2 – Desempregados ou não trabalham: declaração com firma reconhecida em cartório informando que não trabalha e não declara imposto de renda por ser isento MAIS cópia da CTPS constando a pag da foto, dados, e página onde mostra o último emprego e folha subsequente em branco.
10.3 – Aposentados e Pensionistas: 3 últimos comprovantes de recebimento da aposentadoria podendo ser também extratos bancários ou 3 últimos extratos de pagamento obtidos a partir do site do Ministério da Presidência Social.
10.4 – Trabalhadores Autônomos ou Profissionais Liberais: Declaração tributária referente a renda dos últimos 3 meses com firma reconhecida em cartório.
11- Documento Nacional do Estudante emitida pela UEE RS ou UNE.

Dúvidas: atendimento no Mercado Público, de segunda à sexta, das 10:00 às 18:00.

Updated: 21 de julho de 2017 — 16:43

24º Conselho Regional de Entidades Gerais (Coreg)

O Conselho Regional de Entidades Gerais (Coreg) composto por diretórios centrais de estudantes de diversas regiões do estado, reuniu-se no dia de ontem, no município de Caxias do Sul, para discutir e deliberar sobre medidas que resolvam os problemas enfrentados pela entidade neste último período.

Foram aprovados encaminhamentos com o objetivo de proteger a administração da UEERS como a instauração do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética, prestação de contas online e edital público de contração de funcionários e empresas prestadoras de serviços.

Está convocado para o dia 7 de outubro o Congresso Estatutário extraordinário, regulamentando os encaminhamentos necessários para uma gestão limpa e transparente.

O Coreg cassou o mandato dos diretores responsáveis comprovadamente envolvidos em desvios e diversas outras irregularidades que vitimaram a entidade, com dívidas e processos que impediram a UEE RS de atender os estudantes nesses últimos meses.
O presidente Fábio Kucera e a Secretária Geral, Ana Lucia Velho foram inocentados das acusações e a diretoria executiva irá na próxima semana deliberar sobre a sua recomposição. O então presidente interino e vice-presidente, Álvaro Lottermann, e o tesoureiro, Valdir Araújo, permanecerão como responsáveis pela movimentação administrativa e pelo plano de reestruturação da entidade.

Em seguida divulgaremos a data, horários e local da reabertura do atendimento da UEE RS ao estudante: Meia entrada, Passe Livre e Tri Escolar.

Updated: 28 de maio de 2017 — 19:53

REGIMENTO 24º CONSELHO REGIONAL DE ENTIDADES GERAIS (COREG)

27 DE MAIO – CAXIAS DO SUL

I – DO CONSELHO REGIONAL DE ENTIDADES GERAIS

ART. 1º – O Conselho Regional de Entidades Gerais (COREG) é instância deliberativa da entidade da União Estadual dos Estudantes (UEE), onde tem direito a voz e voto os membros efetivos, e direito a voz, os membros colaboradores;
ART 2º – São consideradas entidades gerais aquelas que atuam em nível de universidade, com no mínimo 3 (três) cursos;
ART 3º – O COREG da UEE será realizado no dia 27 de maio na cidade de Caxias do Sul, no Hotel Samuara (Av. Frederico Segala) , RS; iniciando às 14 horas.
ART 4º – Cada entidade geral terá direito a indicar 1 (um) delegado e 1 (um) suplente;
ART 5º – O COREG está aberto a participação dos membros naturais, como observadores, desde que devidamente credenciados para tal função;

II – DO CREDENCIAMENTO

ART 6º – Para credenciar-se como delegado a entidade geral deverá apresentar no dia e local do credenciamento:

I- Ata de eleição e posse com prazo de mandato vigente, com base no estatuto social da entidade;

II – Comprovante de matrícula dos representantes (delegado e suplente) matriculados no semestre vigente;

III – Ficha de inscrição disponibilizada pela UEE RS devidamente preenchida;

ART 7º – O credenciamento do COREG ocorrerá no dia 26 de maio de 2017, das 9h às 18h, no local do evento Hotel Samuara, Av. Frederico Segala, Caxias do Sul) e será feito pela diretoria executiva da UEE RS;

ART 8º – As entidades credenciadas deverão pagar a anuidade para a UEE RS, fixada em cem reais (R$100,00);

ART 9º – O delegado deverá retirar seu crachá das 11h30 às 14h30, no local do evento. Para retirada do crachá deverá ser apresentado o documento oficial com foto e o recibo de pagamento da anuidade;
III – DA ORGANIZAÇÃO

ART 10º – A mesa diretora do COREG será formada pelo presidente e pelo secretário-geral da entidade;

ART 11º – Durante o processo de votação, a mesa diretora verificará os votos por contraste visual. Não havendo a possibilidade de aferir os votos por contraste, a mesa procederá a contagem dos votos
ART 12º – O COREG terá a seguinte ordem do dia: I – reconhecimento e aprovação dos membros efetivos para a participação no COREG; II – apresentação da auditoria jurídica e administrativa; III – julgamento das acusações de faltas graves dos diretores afastados; IV – deliberações sobre as atribuições do COREG estabelecidas no art 21 e 22 do estatuto social;

ART 13º – As decisões e resoluções aprovadas no COREG deverão ser tomadas pela maioria simples de voto;
IV – DO JULGAMENTO DAS ACUSAÇÕES DE FALTAS GRAVES

ART 14º – O COREG julgará as acusações de faltas graves dos seguintes diretores afastados: Silvia Almeida da Costa, Fabio Vieira Kucera, Ana Lucia da Silva Velho, André Carvalho Malta, Marcelo de Miranda Noms, Fábio Luis Alves Pedroso, segunda atribuição do inciso e, artigo 22;

ART 15º – Considerando a obediência ao Estatuto Social da entidade e ao artigo 5, caput da Constituição Federal está constituída a Comissão de Avaliação e Elaboração dos Pareceres para avaliação das referidas faltas graves dos diretores já citados;

ART 16º – A Comissão de Avaliação e Elaboração dos Pareceres será formada por: o representante do DCE da Unicenec, Valdir Araújo, o representante do DCE da Uniritter FAPA, Guilherme dos Santos Fernandes, e o representante do DCE na Univates, Luiz Fernando Martins Fonseca. A representação dos DCE’s foi definida pelo critério de representatividade regional. A comissão será assessorada tecnicamente pelo advogado instituído pela entidade, Ricardo Matzenauer, OAB 82.677;

ART 17º – Os diretores afastados serão notificados para a entrega de suas defesas;

ART 18º – O prazo para a entrega da defesa para a Comissão de Avaliação e Elaboração dos Pareceres será o dia 25 de maio de 2017, das 14h às 18h, no CAA/RS – Trend Center (Rua Manoelito de Ornelas, 55, 8º andar – Praia de Belas, Porto Alegre-RS);

ART 19º – A apresentação dos pareceres será realizada na ordem do dia do COREG e votada pelos membros credenciados;

ART 20º – Os casos omissos neste regimento serão submetidos a executiva da UEE RS.

Porto Alegre, 02 de maio de 2017.

Álvaro Fernandes Lottermann
Presidente da UEE RS

Updated: 22 de maio de 2017 — 23:00
© 2017 UEE-RS - Desenvolvido por Progres Tecnologia. Todos direitos reservados.